Formação Profissional

 

 

TCC - Transportes Coletivos de Crianças

 

A segurança infantil, nomeadamente, ao nível do seu transporte, deve constituir uma preocupação de toda a sociedade e tratando-se de um tema da maior importância e actualidade.

 

Atendendo a que o CAP dos Motoristas de Transporte Colectivo de Crianças tem uma validade de 5 anos a partir da data de emissão, todos os Motoristas com CAP datado de 2008, devem frequentar em 2013 uma nova acção de formação para obtenção da renovação desta Certificação.

 

Categorias de Condução

Categoria Ciclomotores 

  • AM


Categoria A Motociclos

  • Motociclos até 125cm3 - Subcategoria A1
  • AL - Acesso Gradual - (até 25kw – sensivelmente até 500 cm3)
  • AP – Acesso Directo - (superior a 25kw – todos os motociclos sem restrição)

 

Categoria B Ligeiros

  • Triciclos e Quadriciclos Subcategoria B1
  • Ligeiros com Reboque Categoria B + E

 

Categoria C pesados

  • Pesados de mercadorias até 7500kg - Subcategoria C1
  • Pesados de mercadorias até 7500kg com Reboque - Subcategoria C1 + E
  • Pesados com Reboque Categoria C + E

 

Categoria D Pesados de Passageiros

  • Pesado de Passageiros até 17 lugares - Sub Categoria D1
  • Pesado de Passageiros até 17 lugares com Reboque - Categoria D1 + E
  • Pesado de Passageiros com Reboqe Categoria D + E
Carta de Condução Conduzir

CAM - Certificado de Aptidão para Motorista

 

Esta formação para os motoristas de veículos pesados de passageiros e de mercadorias está regulamentada pelo Decreto-lei nº 126/2009 de 27 de Maio que transpôs para a ordem jurídica interna uma Directiva Comunitária de 2003 e visa assegurar a qualificação dos motoristas, tanto no acesso à actividade de condução, como durante o respectivo exercício, ao longo da sua vida activa.

 

Este novo sistema de qualificação de motoristas tem como objectivo melhorar as condições de segurança numa dupla perspectiva, incidindo quer sobre a segurança rodoviária, quer sobre a segurança dos próprios motoristas.

 

A qualificação, obtida através da formação, inicial ou contínua irá ser comprovada através de um certificado de aptidão para motorista (CAM), que será indispensável para obter a carta de qualificação de motorista.


A carta de qualificação de motorista em conjunto com a carta de condução é que vai habilitar o motorista a conduzir de acordo com as novas exigências.

Avaliação de Condutores

Avaliação Psicológica de Condutores 

O Decreto-Lei n.º 138/2012, de 5 de Julho, procedeu a alterações ao Código da Estrada e aprovou o novo Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir (RHLC).


Relativamente à avaliação da aptidão psicológica, o novo RHLC introduziu novas regras, nomeadamente em matéria de competências para realização da avaliação psicológica dos candidatos a condutor e condutores dos Grupos 1 e 2, estabelecendo que a mesma é realizada por psicólogos no exercício da sua profissão e pelo IMTT, ou por entidade por este designada.

Possuímos gabinetes especializados.

Contacte-nos...

Loja do Condutor

Contacto
Escola de Condução Reis
(Moimenta da Beira)
Alto do Pombo - Serviços


Rua 24 Junho 85-r/c Alto do Pombo
3620 MOIMENTA DA BEIRA
254 582 686
254 583 527